Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home2/arque390/public_html/lib/Doctrine/Query/Tokenizer.php on line 96
Arquê360 - Arquitetura & Construção

A construção de Brasília

Brasília foi a síntese dos desejos de JK, perfeita para seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Construída por pessoas que ficariam conhecidas como candangos, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

A construção de Brasília foi realizada na segunda metade da década de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Esse foi um período de agitação política e de relativo desenvolvimento econômico em nosso país. Kubitschek foi eleito presidente ao vencer disputa apertada na eleição de 1955, obtendo 36% dos votos. JK era um quadro tradicional do Partido Social Democrático (PSD), o maior partido do Brasil durante a Quarta República. Ele tinha sido prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais, e, na disputa eleitoral, prometeu implantar um projeto de desenvolvimento e industrialização do Brasil. Em seu slogan de campanha, ele propôs avançar o Brasil “50 anos em 5”.

Sua vitória iniciou uma crise política, uma vez que a União Democrática Nacional (UDN), partido de oposição, não aceitava que o poder continuasse nas mãos dos aliados de Getúlio Vargas. Um golpe começou a ser articulado contra a sua posse, mas Henrique Teixeira Lott, ministro da guerra, realizou um contragolpe em novembro de 1955, garantindo a posse de JK, em 31 de janeiro de 1955.

Afirma-se que o ponto de partida para que Juscelino Kubitschek construísse uma nova capital para o Brasil deu-se durante a sua campanha eleitoral. Em 1955, em um comício realizado em Jataí, cidade no estado de Goiás, Juscelino foi questionado por um eleitor chamado Antônio Soares Neto sobre a construção de uma nova capital em cumprimento da Constituição.

A resposta de Juscelino foi a de afirmar que ele obedeceria à Constituição e que colocaria em prática o projeto. Essa história é geralmente contada para explicar onde e quando nasceu essa ideia em JK. Quando ele assumiu a presidência, o projeto de construir Brasília foi levado ao Congresso e aprovado em 19 de setembro de 1956 .A construção de Brasília contou com a forte oposição da UDN. Os udenistas aproveitaram-se da situação para atacar o governo de Juscelino, e os excessivos gastos com a construção da nova capital foram duramente criticados. Apesar das críticas, intento de Juscelino obteve sucesso, e, em 21 de abril, Brasília, a nova capital brasileira, foi oficialmente inaugurada. Não sabe até hoje quanto foi gasto para construí-la.